Falecimento - Morre Luiz Eduardo Borgerth, 74
21/06/2007, 15h57


Morreu na manhã desta quinta-feira, 21/06/07, em São Paulo, Luiz Eduardo Borgerth, aos 74 anos, de complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca. Figura conhecida da radiodifusão brasileira, foi diretor da Globo e consultor das redes Bandeirantes e SBT. Também ocupou a vice-presidência da Abert e a presidência da Associação Internacional de Radiodifusão. Borgerth é autor de "Quem e Como Fizemos a TV Globo", livro em que narra a fase de construção da maior rede de TV do país. O sepultamento será no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Da Redação - TELA VIVA News

"Borgerth foi diretor na Tv Globo de São Paulo na década de 70 e sua sala ficava em um prédio da Av. Angélica onde também funcionava o RH da emissora." (Rabbit)

 Capa do livro de Borgerth

 



Escrito por pfportugues às 01h16
[] [envie esta mensagem] []



                                                                        

           

FOTO: PRAÇA MARECHAL DEODORO NA ALTURA DA AV. ANGÉLICA, E O ELEVADO COSTA E SILVA - MINHOCÃO

 

"PRÉDIO DA ANTIGA SEDE DA TV GLOBO DE SÃO PAULO"

Eram dois prédios, em um deles, o principal havia o auditório e no outro prédio estava abrigado a CENTRAL GLOBO DE JORNALISMO (C.G.J.), e antes da Globo, o que o prédio principal abrigava? Leia o relato de uma testemunha daquela época:

"O cinema que ficava na Praça. Mal. Deodoro, chamava-se MIAMI. Ele estava na av. São João, a poucos quarteirões da av. Angélica. Tinha as melhores e mais espaçosas cadeiras de todos os cinemas da Capital e nelas cabiam "confortavelmente" um casal de namorados. Foi sómente por isso que, certa vez, reuni coragem e me submeti à uma sessão da película "Dio Come Ti Amo", filme do qual só me recordo o áudio, principalmente a música-tema. Na saída, não podia faltar o sorvete de casquinha na CASA UÍSQUE, ali mesmo na praça. Um programa de resultado infalível. Tempos depois, no prédio e adjacências veio a se instalar a TV Globo, que tentaculizou o cine MIAMI e o transformou em seu auditório, onde foram levados o programa do Homem do Baú - SILVIO SANTOS, entre outras pérolas. As cadeiras-sofás foram as primeiras a serem sacrificadas na reforma. E com elas namoros inesquecíveis..."

Fonte: 09/12/2005 por Enéas M. Ferreira - site: http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=85 



Escrito por pfportugues às 21h19
[] [envie esta mensagem] []



BLOG SAUDOSISTA ?

Não !! O caminho que pretendo trilhar neste blog é o de relembrar fatos, fotos, nomes de pessoas e histórias da Tv Globo nas décadas de 60, 70, 80 e final da década de 90, na sua antiga sede da Praça Marechal Deodoro em São Paulo ! A jornalista e atriz MARÍLIA GABRIELA relembra histórias importantes e engraçadas do programa TV MULHER ! (Rabbit)

Em 1980, Marília Gabriela trocou a reportagem e a apresentação de telejornais da Globo pelo comando do feminino TV Mulher, que marcou época e a levou até para a capa do jornal The New York Times

Marília Gabriela

por Diógenes Campanha

 
“Não sou uma mulher de lembranças”, adverte Marília Gabriela ao ser perguntada sobre a época do TV Mulher. Mas bastam alguns minutos de conversa para que ela revele boas histórias sobre o programa feminino que comandou na Globo de 1980 a 1984. Uma delas era a presença constante de seus filhos, Christiano e Theodoro, nos bastidores da atração. “Pode-se dizer que eles usaram realmente a tevê como babá eletrônica. Eu os levava todos os dias comigo ao estúdio”, diz Gabi, ciente de que isso influenciou os rapazes a seguir a carreira artística – Christiano virou apresentador e Theodoro, ator. Outra lembrança da jornalista remete ao dia em que a bancada do programa caiu ao vivo, levando ao chão seu companheiro de apresentação, Ney Gonçalves Dias. “Isso é inesquecível. Meu filho está rindo aqui do lado só de me ouvir contar. Essa cena chegou a ser pirateada e dublada com outro áudio”, conta. “Os bastidores do programa eram muito divertidos.” Diversão à parte, o TV Mulher fez história na tevê brasileira ao dedicar 3 horas e meia à questão feminina, com temas que iam da culinária ao “Comportamento Sexual”, nome do quadro comandado por Marta Suplicy na atração. “A Marta e eu até saímos na capa do The New York Times. Nós ilustrávamos uma matéria sobre o programa, que não tinha similar em nenhum lugar do mundo”, lembra Gabi, que atualmente está no ar vivendo outra experiência inédita: interpretar a personagem Guilhermina, em Senhora do Destino. “É muito bom brincar de ser outras pessoas e, nesse processo, descobrir a si mesmo.” A abordagem do público, segundo ela, mudou pouco. “Antes as pessoas gritavam ‘Gabi!’ e agora gritam ‘Guilhermina!’”, diz. 

"Quando entrei na Tv Globo de São Paulo (1974) a MARÍLIA GABRIELA era repórter do programa FANTÁSTICO juntamente com os repórteres JOÃO LEITE NETO e HÉRCULES BRESEGHELO (também pilôto de avião)." (Rabbit) 

 



Escrito por pfportugues às 18h26
[] [envie esta mensagem] []



 

"O QUE EU ME LEMBRO DA TV GLOBO NA PRAÇA MARECHAL DEODORO"

A produtora Bernadete Holveri que trabalhou na Tv Globo a partir de 1976, traz à recordação nomes de pessoas e lugares importantes da Globo Na época, obrigado Bernadete !!

Eis seu relato de 29/04/2005


"Eu estou aqui juntando pedaços de memória para te ajudar.
Eu só acho que esse jantar poderia também abranger outros setores.
Eu trabalhei na Praça Marechal Deodoro a partir de 1976.
Na época, muitas coisas funcionavam na
Pça Marechal Deodoro:
Cenografia
Figurino
Produção Programa Silvio Santos

Produção do Programa Moacir TV - Direção: Antonino Seabra , assistentes de produção eram o José Dantas e o Manaus.
Produção do Programa 8 ou 800 (Walter George Durst, Tulio de Lemos, Jayme Camargo (ainda vivo) eram os redatores do programa. Esse programa lançou Clodovil e ainda teve a participação da Eudóxia de Barros. A Produção era do Renato Correa e Castro. Eu era assistente de produção junto com o Jesse James, (ex-cinegrafista da extinta TV Tupi e em 1999 diretor de jornalismo da Rede Record)
Programa Praça da Alegria – Direção do Mario Lucio Vaz (acredita?). O Carlos Alberto Nóbrega era quem ficava no banco. A gravação era no Rio. Eu fui assistente de produção enquanto o diretor era o Carlos Alberto Lofler.
Departamento de Divulgação e Redação do jornal impresso dos funcionários, o “Aldeão” – Eduardo Della Coleta.
Também funcionava a geração do programa “Você Decide”.

Na Av. Angélica,160  funcionavam várias repartições:
Sr. Harold Bruce Evelyn
Carlito Maia
Zé Lemes
Osvaldo Tomazetti
Departamento Pessoal
Recursos Humanos

Na Av. Angélica, logo no início da Avenida em uma casa branca, (não me lembro o número) funcionava:
Departamento Médico (Dr. Wilson Maluf e Dr. Clímaco)
Assistência Social - Dora
e mais tarde, nesse endereço ficavam:
Renatão (Renato Correia e Castro, que era assessor do Boni), secretariado pelo Paulinho
Produção “Você Decide” – praças (Lucimara Parisi)e programas (Gerente de Produção: Alexandre Hanszmann – hoje ele mora em Curitiba e é produtor de cinema)
Produção “Retrato de Mulher” (com Regina Duarte – direção de Del Rangel) – eu era coordenadora e a Gerência de produção era do Alexandre Hanszmann
Produção “Caminhão do Faustão” – Lucimara Parisi

Na Alameda Gabriel Monteiro da Silva (antiga sede da produtora GW Comunicação - do Woile Guimarães e Gonzalez) funcionavam:
Produção “Fantástico” (antes era na Pça Marechal Deodoro)- Eu me lembro do Paulinho Dalla Porta (hoje TV Verdes Mares, Fortaleza, CE) e do Fulvio Abramo Junior (não sei mais dele)
Produção “Globo Repórter” – Lembro-me da Leonice Freitas, ex-mulher do Celso Freitas, que era produtora, e finalmente o Globo Rural."

Bernadete Sobreiro Holveri

 - O JANTAR QUE A BERNADETE CITA NO INÍCIO DE SEU RELATO, É O "JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO" QUE PRETENDEMOS ORGANIZAR, POR ENQUANTO É SÓ UM PROJETO, MAS, QUEM SABE NÃO SE TORNA REALIDADE !!

VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR COM ESTE BLOG, CONTE SEU RELATO ENVIANDO UM E-MAIL PARA:

<jantar_tvglobo@hotmail.com>

Roald Amúndsen


 



Escrito por pfportugues às 08h36
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]





Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 56 a 65 anos, Portuguese, Spanish, Arte e cultura, Informática e Internet
MSN - pfportugues@hotmail.com



Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
TV GLOBO ANOS DOURADOS PARTE II
YOUTUBE
COMUNIDADE NO ORKUT
A história das emissoras paulistas, confira!