A EQUIPE TÉCNICA DO ENG

foto acervo de WESLEY MENEGARI

Basicamente uma equipe de ENG era formada por um cinegrafista (que operava a câmera) e pelo auxiliar técnico, responsável por carregar o gravador de vídeo tape - VT. No VT era conectado o cabo MULTIPLO da câmera, o microfone para o repórter e o fone de ouvido. Para a época, década de 70 e 80, um equipamento moderno e portátil para gravações externas. No início destas equipes, mais um auxiliar técnico foi acrescentado para cuidar da iluminação. Na TV GLOBO este equipamento foi denominado UPJ - UNIDADE PORTÁTIL DO JORNALISMO. (Rabbit)



Escrito por pfportugues às 16h07
[] [envie esta mensagem] []



CÂMERAS DE CINEMA NA TV GLOBO SP.

 

Na foto 1, câmera CP-16 sem a lente. Na foto 2, câmera paillard-bolex


AS CÂMERAS DE CINEMA (16 mm) CP-16 E PAILLARD-BOLEX FAZIAM PARTE DO ALMOXARIFADO TÉCNICO DA TV GLOBO DE SÃO PAULO, ATÉ MAIS DA METADE DA DÉCADA DE 1970, ESTES DOIS MODELOS DE CÂMERA FORAM UTILIZADOS PELA CENTRAL GLOBO DE JORNALISMO NA CAPTURA DAS IMAGENS. A CÂMERA PAILLARD-BOLEX RECEBIA UM CARRETEL COM 100 PÉS DE FILME (3 MINUTOS DE TEMPO) E FUNCIONAVA ATRAVÉS DE UMA CORDA INTERNA ONDE ERA DADA ATRAVÉS DE UMA MANIVELA. NA PARTE ÓTICA, A CÂMERA POSSUÍA TRÊS TORRES DE LENTES, JÁ ALGUNS MODELOS TINHAM APENAS UMA LENTE INTERCAMBIÁVEL COM VARIADAS DISTÂNCIAS FOCAIS. QUANDO FUI AUXILIAR DE CINEGRAFISTA NA TV GLOBO, TRABALHEI COM OS DOIS TIPOS DE CÂMERA. - (RABBIT)



Escrito por pfportugues às 15h49
[] [envie esta mensagem] []



A FITA DE GRAVAÇÃO U-MATIC

Estojo da fita no formato u-matic (3/4") e as capas da fitas na duração de tempo de 30 minutos para uso em gravador portátil e de 60 minutos para uso em gravador de mesa ou da ilha de edição! Em 1977 era a última palavra em tecnologia na Tv Globo de São Paulo.

A Inauguração do Jornalismo Eletrônico na Tv Globo de São Paulo

No ano de 1970, a japonesa Sony inventou o U-Matic, formato que trazia a fita já em cassete com uma bitola de ¾ de polegada, utilizando a gravação helicoidal, lançado comercialmente em 1974. A televisão, com este sistema ganhava praticidade. O U-Matic veio agilizar as gravações externas, principalmente as reportagens, onde eram utilizadas as câmeras com filmes 16 mm. Após a captação da imagem os filmes deveriam ser ainda revelados e depois montados. O U-MATIC trazia consigo um desenvolvimento moderno de edição eletrônica e inaugurava uma nova fase na Central Globo de Jornalismo, denominado de "jornalismo eletrônico". O SISTEMA DE GRAVAÇÃO U-MATIC CHEGOU NA TV GLOBO DE SÃO PAULO EM 1977, QUANDO WOILE GUIMARÃES ASSUMIA A DIREÇÃO DO JORNALISMO. O termo ENG (Eletronic News Gathering) passou a ser utilizado desde então pela emissora, que traduzido significava: - "reunião de notícias em campo" - (Rabbit)



Escrito por pfportugues às 15h18
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]





Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 56 a 65 anos, Portuguese, Spanish, Arte e cultura, Informática e Internet
MSN - pfportugues@hotmail.com



Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
TV GLOBO ANOS DOURADOS PARTE II
YOUTUBE
COMUNIDADE NO ORKUT
A história das emissoras paulistas, confira!